A gestão SOMMA Asset de Fundos de Investimentos

Conforme comentamos no post anterior, os fundos de investimentos são uma excelente alternativa para pessoas e empresas que querem investir, mas que não possuem disponibilidade para estudar e selecionar todas as alternativas de produtos no mercado financeiro. Com uma equipe especializada e constatando a demanda crescente por esse tipo de produto – tanto de Pessoas Físicas quanto de investidores institucionais – a SOMMA Investimentos oferece diversas opções de fundos de investimento. Há fundos de crédito privado, de ações, multimercados – produtos que se enquadram em diferentes perfis de investidor.

Para investir, além de conhecer como funciona uma Asset, também é importante que o investidor conheça o modelo de gestão adotado, cuja figura principal é o Diretor de Investimentos (CIO). Esse é o principal propósito desse breve artigo que traz o modelo de gestão adotado em nossa Asset pelo nosso CIO, Joaquim Paulo Kokudai.

Para Joaquim, há uma série de fatores importantes que contribuem para o bom desempenho dentro de uma gestora de recursos. Rotinas seguidas com disciplina, análises aprofundadas, controle de risco seguido à risca e experiência de mercado são algumas delas.

No que diz respeito às rotinas, nosso gestor acredita ser importante que elas sejam bem definidas. Etapas de processos de tomada de decisão de compra ou venda de ativos, por exemplo, – compostos por comitês diários, quinzenais e mensais – e suas estruturações devem ser bem elaborados e consistentes. Nesse sentido, o papel bem definido de todos os membros da equipe também é primordial. Todos desempenham funções que se complementam para a tomada de decisão por parte do gestor.

Complementarmente a isso, análises bem fundamentadas também são essenciais. Ao sugerir a compra de um papel na Bolsa de Valores, por exemplo, o analista de renda variável e sua equipe, além de desenvolver sua própria pesquisa, já conversaram com outras instituições sobre a perspectiva de determinada empresa. O desenvolvimento de modelos de precificação de ativos também é essencial para esse tipo de tomada de decisão.

Outra função primordial dentro da empresa, que faz parte de uma boa gestão de fundos, é a parte de controle de riscos. Essa área irá monitorar se, em termos de risco, a política de investimentos dos fundos está sendo mantida.

No que tange à experiência, a equipe deve ser especializada para identificar as melhores oportunidades de investimento. Evolução e desenvolvimento constantes também são pré-requisitos para fazer parte da equipe, que deve estar sempre estudando e se adaptando aos novos desafios que o mercado financeiro apresenta.

Por fim, mas não menos importante, na gestão de Joaquim é essencial um bom ambiente de trabalho, dado que o mercado financeiro já é bastante exigente e estressante. Um ambiente de trabalho positivo, além de melhorar o clima na Asset, ajuda na manutenção da equipe, o que é importante nesse ramo de atividade.

Agora que você já conhece como funciona uma Asset e qual o modelo de gestão seguido pelo nosso CIO, que tal conhecer os nossos fundos de investimentos disponíveis e ver qual deles atende melhor ao seu perfil e às suas necessidades?

Compartilhe nas mídias

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
plugins premium WordPress