Conheça o mercado da energia eólica: uma fonte de energia limpa e econômica

A busca por fontes de energia mais econômicas e limpas é resultado da transição da meta global de descarbonização, e o crescimento da energia eólica faz parte deste novo momento.

Em um mercado que busca cada vez mais a independência do petróleo e a mitigação de riscos ambientais, o segmento dessa fonte de energia ganhou representatividade na matriz energética global e atualmente representa um patamar próximo a 7%. A fonte alcançou um total de 837 GW (Gigawatts) acumulado no mundo e na comparação anual, a alta foi de 13%. Análises mostram que nos últimos 10 anos, a capacidade instalada mais do que triplicou e as expectativas da Global Wind demonstram que até deverá superar os 3.200 GW para assim, atingir as metas de carbono zero até 2050 propostas pelo Acordo de Paris.

Capacidade eólica acumulando - Mundo (em GW)
Capacidade eólica acumulando – Mundo (em GW)

 

No cenário interno, a energia hidrelétrica é a principal fonte de energia do país, com 10,9% de representatividade, mas a ONS estima que, até o final de 2025, este percentual será elevado para 13,6%. Por este foco, o Brasil possui uma representatividade consideravelmente maior de energias renováveis em comparação à média global, 84% em 2021 vs 38% do mundo. Já em capacidade instalada de energia eólica, o país foi o terceiro que mais evoluiu em onshore em 2021 e ocupa a 6ª posição do ranking geral, com 3% de representatividade na matriz global, somente atrás de China (37%), Estados Unidos (17%), Alemanha (17%), Índia (6%) e Espanha (4%). Em 2012, o Brasil ocupava a 15ª posição no ranking.

Total global de instalações de energia eólica em 2021
Total global de instalações de energia eólica em 2021

Diversos players do mercado perceberam esta tendência e investiram no segmento. A varejista Lojas Renner (LREN3) efetuou a compra de energia eólica com a Enel (Entidade Nacional de Eletricidade) que irá atender parte da sua operação, a companhia também investe em outras fontes renováveis. A usina fica localizada em Tacaratu (PE) e 89% de toda eletricidade eólica produzida vem do Nordeste, com destaque para os estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí e Maranhão.

Se interessou pelo segmento? No mercado brasileiro, existem diversas empresas de capital aberto que tem foco em energia eólica, tais como Engie Brasil, CPFL e Ômega Geração e Aeris, que é a maior fabricante independente de pás eólicas da América Latina. Contate nossos especialistas e diversifique a sua carteira com uma das maiores metas globais.

 

Compartilhe nas mídias

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
plugins premium WordPress