Family Office no Brasil: conheça o melhor método para gerenciar seu patrimônio

O Family Office no Brasil é a solução ideal para gestão de patrimônios elevados. Leia este artigo e compreenda!

Ao longo dos últimos anos, muitas famílias conseguiram aumentar consideravelmente seu patrimônio. A prova disso é que antes mesmo de 2020, segundo dados do World Wealth Report, no Brasil já haviam quase 200 mil famílias milionárias. 

O crescimento patrimonial é um ótimo sinal de enriquecimento, mas traz à tona uma nova questão para muitos patriarcas e gestores de recursos: como administrar o patrimônio conquistado?

Na tentativa de resolver essa questão, muitas famílias buscam gestoras de recursos financeiros para auxiliar ou executar o planejamento e administração de seu patrimônio. No entanto, esse tipo de serviço oferecido por gestoras de recursos financeiros, foca apenas na alocação de capital, deixando algumas lacunas essenciais. Neste caso, o Family Office surge como uma solução completa e eficaz, capaz de atender todas as pontas e necessidades das famílias.

Se você tem interesse neste tema e busca um serviço que possa atender às suas necessidades e expectativas, vamos explicar tudo sobre este método de gerenciamento do patrimônio. Mas antes, que tal conhecer o nosso simulador para gestão de patrimônio, em que você pode checar o que priorizar, de acordo com seus ativos, sejam eles líquidos ou imobiliários. Vamos lá?

simulador para gestão de patrimônio SOMMA investimentos

Agora que já pôde visualizar as prioridades indicadas ao seu patrimônio, sugerimos aprofundar o conhecimento por meio dos tópicos deste artigo. Boa leitura!

Family Office no Brasil: o que é e como funciona?

Um Family Office pode ser resumido como um produto no qual uma empresa oferece a gestão patrimonial para uma família. Aqui, entenda como algo que vai além do capital financeiro, contemplando também imóveis, empresas e demais bens.

Esse serviço exclusivo é muito útil para famílias com patrimônio elevado e que não desejam lidar com diversos profissionais de diferentes escritórios, além da burocracia dos processos. É uma solução ideal para aqueles que estão buscando algo a mais, um equilíbrio entre uma gestão feita por profissionais especializados e as expectativas da família para o futuro. 

mansão patrimônio family office no brasil
Photo by Paul Szewczyk on Unsplash

Tudo isso de uma forma integrada, otimizando os resultados, com atenção às boas oportunidades e acima de tudo, com segurança e tranquilidade, para que essas famílias possam passar mais tempo de qualidade ao lado daqueles que amam, sem preocupar-se com burocracias. E o mais importante: respeitando sempre a sua estratégia patrimonial.

Aceleração do processo de sucessão patrimonial

Existe um motivo em especial pelo qual você deve considerar a adesão a um Family Office: a aceleração do processo de sucessão patrimonial. Hoje, boa parte das famílias milionárias – que mencionamos na introdução – possui riqueza concentrada na primeira ou na segunda geração familiar. Geralmente, quando não há o devido cuidado, essa riqueza vai se dissolvendo a partir da terceira geração. 

família planejamento sucessório SOMMA investimentos
Photo by Gabriel Tovar on Unsplash

Esse grupo representa pessoas na faixa entre 50 e 60 anos, de modo que a transição do patrimônio para os seus herdeiros é uma oportunidade, pois nos dias atuais, as mudanças são muito dinâmicas e, ao menos em tese, pessoas mais jovens possuem maior facilidade de adaptação para essa nova realidade. Por outro lado, a transferência da gestão dos bens representa um risco.

Além disso, há também uma certa pressa em realizar o processo de sucessão por conta de um aumento da carga tributária que deve ocorrer em breve no Brasil. Neste cenário, a busca por um suporte especializado tem sido crescente. E, com isso, ganha destaque o Family Office

É importante dizer que existem alguns tipos de Family Office no Brasil. Confira quais são e quais as diferenças entre eles a seguir.

Quais são os tipos de Family Office no Brasil?

Se você já entende que o Family Office pode ser uma boa alternativa para a gestão do seu patrimônio, saiba que existem diferentes tipos desse produto no mercado brasileiro. Estamos falando de duas estruturas:

  • Single-Family Office 

Diferenças entre Single-Family Office e Multi-Family Office

Basicamente, temos dois tipos de Family Office no Brasil. O primeiro deles é o Single-Family Office – também chamado de Family Office próprio – e representa uma empresa criada por uma família para a gestão do seu patrimônio. 

Já um Multi-Family Office oferece esse mesmo serviço, mas para mais de uma família simultaneamente. A principal diferença, portanto, está no tipo de solução. O modelo “single” é exclusivo para a família, mas acarreta em desafios de custos e planejamento. Já no modelo “multi”, a gestão é feita por uma empresa especializada e com processos estruturados.

Essa diferença central entre as duas soluções de gestão patrimonial pode ser melhor entendida analisando alguns pontos individualmente. São eles:

  • Custo: o Multi-Family Office, por cuidar de diferentes carteiras ao mesmo tempo, torna-se mais atrativo em termos de custos. Como o processo já está estruturado e validado pelo seu uso em diversas famílias, existem processos tecnológicos que encarem no Single Family Office.
  • Processos: o Multi-Family Office oferece um processo melhor estruturado, algo que inclui a organização e planejamento patrimonial, assessoria nas áreas fiscal, jurídica, contábil, e de investimentos, gestão de ativos, gestão fiduciária e de riscos, planejamento sucessório, relatórios inteligentes e muito mais. Em um Single-Family Office é mais difícil que se tenha todas essas pontas atendidas, mas quando isso acontece o custo é altíssimo.
  • Profissionais: ao optar pelo Single-Family Office, há maior exposição ao profissional responsável pela estratégia (no caso de férias ou mesmo de saída dessa pessoa do projeto, o processo todo é prejudicado até que se tenha a reposição do profissional). Já no Multi-Family Office existe uma equipe de especialistas, cada qual responsável por uma área, mas alguns deles compreendem o processo como um todo. No caso de ausências de um profissional, estas pessoas assumem o processo, sem que ele sofra nenhum tipo de perda em seu andamento.
  • Segurança: outra vantagem essencial do Multi-Family Office em relação ao Single Family Office está na segurança. Por ter uma maior estrutura de atendimento, cada profissional é especialista em uma atividade, de modo que a sua informação não ficará concentrada. Em outras palavras, poucas pessoas da empresa sabem do “todo” sobre a sua família, garantindo maior sigilo dos dados.
  • Exclusividade e personalização: vende-se a ideia de que o Single Family Office é mais exclusivo que o Multi-Family Office no Brasil, o que não é verdade. Este método pode ser igualmente exclusivo e atender com superioridade as necessidades da sua família. O fato de possuir uma equipe extremamente alinhada com o mercado, em atualidades e competências, além de poder personalizar os serviços de acordo com o que a sua família precisa, faz com que o Multi-Family Office seja considerado uma das melhores opções para gerenciar o seu patrimônio.

O que um Multi-Family Office pode fazer pelo seu patrimônio?

Neste contexto de serviço de gestão patrimonial, podemos dizer que o Multi-Family Office se destaca como um serviço mais atrativo para as famílias. Estamos falando, afinal, de uma solução completa que envolve gestão de contas, investimentos e relatórios completos.

E tudo isso por um custo bem mais interessante quando comparamos com os valores exigidos para um Single-Family Office, onde há também a exclusividade, mas sem oferecer uma gama de serviços completos e garantias.

Importante mencionar que, embora exista uma grande comodidade no pacote de serviços do Multi-Family Office, nenhuma decisão é tomada sem a sua devida autorização. Afinal, é você quem determina como o patrimônio deve ser gerido. A empresa apenas executa a estratégia e lida com a parte burocrática do processo.

Conheça a seguir algumas vantagens:

Vantagens de contratar o Multi-Family Office

E quais seriam essas vantagens que mencionamos no tópico anterior? Vamos explorá-las a partir de agora.

  • Economia: conforme adiantamos ao longo do texto, o Multi-Family Office funciona com base em uma estrutura preparada para o atendimento familiar. Contratar profissionais especializados individualmente e que atendem apenas a sua família, torna o processo bem mais caro.
  • Estratégia: com o Multi-Family Office há uma equipe profissional de orientação, reduzindo a exposição do plano patrimonial a apenas uma pessoa (como ocorre no Single-Family Office), tornando a estrutura mais robusta — e até mesmo mais confiável.
  • Rede de contatos: essa estrutura mais robusta também é vantajosa na solução de problemas. Quando algo de diferente aparece, existe uma rede de profissionais qualificados nas mais diversas áreas de conhecimento, para encontrar a melhor solução, de maneira ágil e responsável.
  • Relatórios inteligentes: montar uma estratégia e um plano de ação pode parecer fácil, porém ainda mais importante é acompanhar a execução. Com relatórios inteligentes compartilhados periodicamente com a equipe, esta missão se torna ainda mais eficiente!
  • Tranquilidade: por fim, o Multi-Family Office se responsabiliza pelas atividades burocráticas. Isso não significa, contudo, que qualquer ação seja tomada sem a sua autorização. O objetivo do Multi-Family Office é justamente aplicar na prática o que você planeja para o seu patrimônio, permitindo a melhor tomada de decisão, mas sempre comunicando o andamento da gestão patrimonial. Isso resulta em tempo de qualidade, que acaba sobrando para que você possa desfrutar ao lado daqueles que tanto ama!

Cuidando da sua gestão patrimonial por completo

Outro ponto relevante para o futuro, é que o Multi-Family Office é uma solução completa e orientada para o futuro da sua família. Desta forma, você conta com um atendimento realmente personalizado para encontrar bons resultados na gestão do seu patrimônio.

É o caso, por exemplo, da gestão imobiliária. Sabemos que o controle de bens imóveis costuma ficar dentro da família, no entanto, essa tarefa é um tanto quanto burocrática e, por vezes, ineficiente ou não gera rendimentos.

Pensando nisso, a terceirização da gestão imobiliária para uma empresa especializada é mais uma tendência interessante para os próximos anos. É o que você terá ao contratar a LIDDERAR, uma companhia do Grupo SOMMA, nascida dentro do Multi-Family Office, focada nesse tipo de serviço.

No entanto, não pense que essa é a única atividade que uma gestão de Multi-Family Office pode entregar. Você terá todo suporte não apenas operacional, como mencionamos em vários pontos do texto, mas também para a montagem de uma estratégia eficiente para os seus recursos. 

Esse processo inclui uma série de atividades além da estratégia e da execução do seu planejamento patrimonial. É o caso da análise de documentos, gestão de contas, estruturação do planejamento sucessório ou mesmo a produção de relatórios periódicos para o acompanhamento dos resultados.

 

Tendências de investimentos para os próximos anos

Além de olhar para as melhores oportunidades do momento para o seu patrimônio, a gestão patrimonial em uma estrutura de Multi-Family Office está sempre atenta para as tendências dos próximos anos. É isso que permite as melhores rentabilidades para o seu capital.

investimentos family office no brasil
Photo by Austin Distel on Unsplash

Neste momento, alguns temas e oportunidades estão se destacando. Veja alguns exemplos:

  • Impacto social: Temas filantrópicos e ambientais vêm ganhando cada vez maior importância nos últimos anos. É essencial estar alinhado a esses investimentos classificados como ESG (Environmental, Social and Corporate Governance). São ativos e empresas que reúnem boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.
  • Globalização: O mundo está extremamente globalizado atualmente — e os seus investimentos devem ser assim também. O Brasil é um país emergente, com riscos políticos e econômicos maiores e especialmente como proteção patrimonial, é importante ter ativos em países mais consolidados e menos voláteis — como nos Estados Unidos, por exemplo.
  • Private Equity: Outro tipo de investimento que deve aumentar sua relevância no mercado brasileiro são os fundos de Private Equity. Neste tipo de investimento, o fundo adquire participações de empresas (inclusive aquelas que não possuem capital aberto).
  • Saúde e Tecnologia: Esses são dois setores que já possuem destaque há alguns anos. A tese de crescimento de negócios relacionados a eles segue em alta, sobretudo pela importância de ambos para a sociedade moderna.

Atuação do SOMMA Multi-Family Office

Se você se interessou pelas vantagens de contar com uma gestão profissional para o seu patrimônio, gostaríamos de convidá-lo a conhecer o SOMMA Multi-Family Office, nosso produto exclusivo e personalizado!

Na SOMMA, trabalhamos com base no tripé proteção, perpetuação e multiplicação. Todo processo de gestão patrimonial é organizado em etapas. São elas:

  • Investimentos: Fazemos o gerenciamento dos seus recursos, alocando o capital nas melhores oportunidades do mercado.
  • Gestão de contas: O controle e o fluxo de pagamentos também ficam sob nossa responsabilidade.
  • Planejamento patrimonial: Organizamos todo planejamento do seu patrimônio, algo que se divide em três etapas: planejamento sucessório, planejamento tributário e planejamento financeiro.
  • Gestão patrimonial: Nesta atividade, focamos na gestão imobiliária da sua família. O foco está na preservação do patrimônio e também na identificação de novas oportunidades do segmento.
  • Controladoria: Por fim, todo plano estratégico é organizado para que você possa monitorar a execução. Para isso, oferecemos relatórios mensais e controle de inteligência aos nossos clientes.

Caso queira dar um passo rumo à tranquilidade e eficiência na sua gestão patrimonial, fica o convite para conversar com nossos especialistas e conhecer mais sobre o SOMMA Multi-Family Office.

SOMMA Multi-Familly Office

Compartilhe nas mídias

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
plugins premium WordPress