A importância do planejamento para a governança familiar

Se você acompanha o mercado financeiro, já deve ter percebido que o tema de governança corporativa tem relevância para os investidores. E, na prática, esse cenário pode ser trazido para o contexto familiar, quando o tema em questão for a gestão do seu patrimônio.

O conceito de governança está associado aos processos criados para governar. De forma mais objetiva, trata-se de uma metodologia estabelecida para gerenciar algo — podendo ser um Estado, uma empresa, um projeto ou até mesmo os seus ativos.

Aos poucos, o que era exclusivo do meio corporativo foi se adaptando também para o ambiente familiar. Por esse motivo, com este artigo, nossa ideia é mostrar de que forma o planejamento exerce influência na gestão patrimonial, por meio da governança familiar

Entretanto, antes de seguirmos, fica uma dica especial: nós temos uma ferramenta, que mostra em poucos passos, o que você deve priorizar em seu patrimônio. Sejam ativos líquidos ou imobiliários, nosso simulador irá apresentar opções interessantes de priorização. Acesse gratuitamente e confira!

simulador para gestão de patrimônio SOMMA investimentos

O planejamento é a base da governança familiar: entenda os benefícios desse processo

Quando aplicamos o conceito da governança no ambiente familiar, a base do processo está no planejamento. 

A governança familiar é aquela que irá abordar a relação entre os membros de uma família, com as propriedades, empresas e outras partes interessadas. Semelhante à governança corporativa, em âmbito familiar, também são utilizados um conjunto de princípios orientadores, regras, acordos, ferramentas, e tudo o que for necessário para alinhar essas pessoas com a perpetuação do legado da família.

Gerações familiares transferência de patrimônio SOMMA Family Office
Foto: Banco de imagens Canva

Vale destacar que, empresas familiares de todos os portes, maturidades e áreas de atuação, podem implementar um processo de governança familiar. Quando bem planejado e desenvolvido, a família só tem a ganhar com isso. Mas é indiscutível que, contar com especialistas para esta implementação, é essencial para a obtenção de resultados ágeis, eficientes e consistentes. 

Uma empresa que faça a sua gestão patrimonial, preocupa-se também com a proteção, perpetuação e multiplicação do seu patrimônio.

Nós, da SOMMA Investimentos, temos um serviço exclusivo nesta área de governança familiar: o SOMMA Multi-Family Office. Por meio desse serviço, buscamos atender aos objetivos da sua família em relação ao seu patrimônio, proporcionando maior segurança, tranquilidade e tempo de qualidade para viver mais no presente, aproveitando ao lado daqueles que você ama, e menos preocupado com o futuro. Para nós, o seu patrimônio tem ainda mais valor!

Agora que você já compreendeu um pouco mais o termo governança familiar e sua origem. Vamos à parte prática. A partir dos próximos tópicos, você irá acompanhar quais benefícios o planejamento poderá trazer para esse processo. E são muitos! Confira:

1 – Oferece transparência

O primeiro aspecto positivo do uso do planejamento na gestão patrimonial está na transparência. 

Ao estabelecer processos para o controle financeiro do capital familiar, todos os membros podem entender o que será feito com o dinheiro, de maneira ética e transparente. 

A transparência no processo de governança familiar, ajuda a evitar conflitos e mal estar entre os membros da família. 

2 – Organiza e orienta os processos

Outro ponto importante da aplicação do planejamento está na condução do patrimônio. 

Como os processos são bem estabelecidos previamente, as incertezas que possam existir, são todas discutidas antes que cheguem em vias de fato. É possível saber o que fazer em cada situação, buscando um melhor direcionamento e consequentemente obtendo melhores tomadas de decisões.

3 – Promove a perpetuação da Identidade Familiar

Assim como uma empresa possui uma missão, uma visão e seus valores, os mesmos atributos podem ser adotados por uma família. É o que chamamos de criação de uma identidade familiar. Esse processo permite que todos os membros enxerguem-se como parte do processo e protejam a estratégia de valorização patrimonial a longo prazo. 

familia unida governança familiar
Foto: Banco de imagens Canva

E isto tem a ver também com a perenidade de todo o patrimônio. É unânime que, famílias que optaram por implementar um processo de governança familiar, puderam perpetuar seu patrimônio por entre muitas gerações. 

Em contrapartida, aquelas que não se preocupam com o planejamento e a organização no contexto familiar, se deparam com conflitos, incertezas, direcionamentos equivocados e até mesmo a perda de parte ou do patrimônio por um todo. 

4 – Propõe um regramento para a família

Diretamente relacionado com os últimos tópicos que abordamos, a criação de um planejamento que mescla direcionamento e identidade, contribui para que as regras sejam claras para todos os membros. E, principalmente, faz com que os membros da família mantenham a disciplina, para seguir cada estratégia acordada, visando à valorização patrimonial — algo que certamente interessa a todos.

5 – Procura reduzir a carga tributária

Um ponto extremamente importante, muitas vezes ignorado, é a tributação do patrimônio familiar. Quando há um planejamento sobre a gestão dos ativos, surge uma oportunidade de pagar menos impostos. Na prática, isto significa que você poderá liquidá-los, antes que aconteçam mudanças na legislação ou aumento das taxas.

6 – Prepara o patrimônio para as próximas gerações

Por fim, o planejamento é essencial para a governança familiar, à medida em que permite a organização do patrimônio para as próximas gerações

Pai e filho empresarios planejamento sucessório
Foto: Banco de imagens Canva

Para este processo damos o nome de planejamento sucessório. E ao contrário do que muitos imaginam, ele não deveria ser feito após o falecimento de quem atualmente comanda o patrimônio de uma família. Conforme mencionamos em um artigo especial do nosso blog:

Sabemos que é delicado falar sobre falecimento, mas é importante atentar que quando chega esse momento, fica nas mãos da família dar o devido destino aos bens. Quando isto não foi devidamente planejado e não segue os objetivos que você alinhou durante  sua vida para o bem da sua família, todo o seu esforço poderá ter sido em vão. Pode ainda ser um complicador para a família, que irá se deparar com um processo burocrático, caro e um potencial causador de conflitos”. – Artigo Planeje sua sucessão de bens e preserve o futuro da sua família (06/05/21). 

A preparação do patrimônio para as próximas gerações é um processo dividido em três eixos: família, patrimônio e gestão. A governança familiar neste caso, vem para assegurar que permaneça a ética, transparência e a harmonia entre os familiares durante este processo, bem como, irá respeitar os desejos e objetivos que você planejou para o futuro da sua família.

Somos especialistas em governança familiar

Toda essa organização e planejamento pode trazer resultados incríveis na gestão patrimonial. No entanto, nem sempre o líder da família tem interesse ou mesmo disponibilidade para cuidar de tantos detalhes.

A boa notícia é que você pode contar com uma empresa especializada para a sua governança familiar. É justamente o que oferecemos com o SOMMA Multi-Family Office, nosso serviço exclusivo e personalizado, para fazer a sua gestão patrimonial.

SOMMA Investimentos

Nós organizamos todos os processos necessários para uma boa governança familiar e a perenidade do seu patrimônio. Nossa estrutura se divide em cinco áreas principais:

  • Investimentos: Fazemos a gestão e o planejamento de recursos, organizando os investimentos de acordo com seus objetivos. Visamos multiplicar seu patrimônio para a perpetuação ao longo das gerações, a partir de uma operação transparente e eficiente.
  • Gestão de Contas: Suas contas mensais também entram no processo, garantindo a melhor estrutura para lidar com pagamentos e visando a redução de custos. Controlamos vencimentos de documentos, contratos e liquidamos pagamentos diversos, proporcionando mais tranquilidade e conveniência. 
  • Planejamento Patrimonial: Uma vez que o planejamento é a base da governança familiar, preparamos três deles para a sua família (sucessório, tributário e financeiro). No planejamento tributário, por exemplo, nossa equipe oferece assessoria no controle das obrigações fiscais, com a meta de otimizar a carga tributária e mitigar riscos. 
  • Gestão Patrimonial: Buscamos realizar a gestão dos recursos com transparência, de forma a assegurar seu patrimônio. Para garantir mais segurança e reduzir os riscos inerentes deste processo, analisamos e ajustamos, preventivamente, acordos e contratos nas transações patrimoniais. Tudo com seriedade e compromisso!
  • Controladoria: Por fim, todos os meses, apresentamos relatórios inteligentes de investimentos, imobiliário e gestão de contas.

O SOMMA Multi-Family Office é uma solução completa e eficaz, capaz de atender todas as pontas e necessidades das famílias. 

Se você deseja mais tempo de qualidade com sua família, busca preservar e multiplicar seu patrimônio, sem que para isso precise enfrentar conflitos familiares, converse com nossos especialistas! Basta clicar no banner abaixo:

SOMMA Multi-Familly Office

Compartilhe nas mídias

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
plugins premium WordPress